BLOG

POR Ecofocus

Arborização urbana e ataques de cupins

Um sério problema da arborização urbana, nas grandes cidades vem de seu planejamento, ou melhor, falta de planejamento. É muito comum encontrarmos árvores de grande porte junto a edificações, embaixo de redes elétricas, algumas com raízes superficiais bastante vigorosas, causando danos a edificações e muros ou em várias outras situações extremamente inadequadas, revelando total falta de planejamento em seu plantio.

É muito comum encontrarmos outras situações extremamente inadequadas, como podas mal feitas, que são verdadeiras mutilações, ou situações em que a base das árvores fica absolutamente estrangulada pelo calçamento. Essas situações são extremamente nocivas a saúde dessas plantas, provocando debilidade e enfraquecimento.

As árvores, como os outros seres vivos, em situações de debilidade tornam-se muito mais suscetíveis a outras agressões e enfermidades de uma maneira geral, como doenças virais, fúngicas, ataque por insetos xilófagos, como brocas e cupins, etc. Temos uma típica situação em que debilidade leva a mais debilidade, podendo em muitos casos levar essas árvores a morte e/ou a quedas, que frequentemente provocam grandes estragos.

Não existe qualquer dúvida que a arborização das cidades é extremamente importante, porém também é muito importante que existam planejamento e cuidados com a saúde desses seres, pois caso contrário sofreremos as consequências, que muitas vezes é a queda de árvores, provocando danos materiais significativos e até mesmo a morte de pessoas.

Na queda de árvores um agravante que geralmente esta associado é a presença de insetos xilófagos, especialmente cupins subterrâneos.

Os cupins subterrâneos são espécies exóticas, vindas da Ásia e que nas grandes cidades encontram um forte aliado na atividade humana, que através de revolvimentos e remoções de solo, bem como da crescente impermeabilização de solos, acaba eliminando grande parte de nossos térmitas, que normalmente iriam competir, limitando a sua entrada. Com a crescente impermeabilização dos solos criamos um ambiente extremamente protegido e favorável a proliferação dos cupins subterrâneos.

Os grandes prejuízos causados por este tipo de térmitas estão dirigidos para as edificações e para arborização.

Com relação a nossas árvores já falamos um pouco da falta de planejamento e das agressões causada por podas inadequadas e estrangulamento de suas bases, que sem dúvida referem-se aos principais cuidados, que devem ser adotados como um ponto de partida.

Outro cuidado que devemos adotar periodicamente é a solicitação de inspeções por um técnico habilitado, que conhece as espécies vegetais que costumam ser atacadas com maior frequência por térmitas e que esteja habilitado a avaliar eventuais sinais de infestação e o estado sanitário das árvores. Muitas vezes essas avaliações são insuficientes, necessitando sondagens em seu cerne, através de sondagens.

Os cupins subterrâneos geralmente constroem seus ninhos sob o solo, iniciando os ataques a uma árvore pelas raízes e continuando pelo cerne (parte interna do caule), o que geralmente passa despercebido, por não deixar nenhum sinal de ataque nas superfícies. Com a evolução da infestação algumas vezes aparecem trilhas ou outros sinais superficiais de ataque, que nos permitem a identificação clara da infestação, caso contrário a única alternativa que temos são sondagens internas, para um diagnóstico adequado.

É extremamente interessante solicitarmos inspeções periódicas de nossas árvores, pois quando identificamos e tratamos infestações em fase inicial os danos são menores e a recuperação é mais rápida, minimizando os riscos de queda e morte das árvores, com seus consequentes prejuízos.

Um técnico experiente além de fazer tratamentos químicos de forma adequada saberá também propor formas preventivas e/ou instalação de dispositivos de monitoramento que sirvam como indicadores da aproximação dos cupins.