BLOG

POR Ecofocus

Controle de baratas em hospitais

Sabe-se que os hospitais são ambientes que não param, eles trabalham 24 horas por dia em constante atividade. E, algo que é realmente necessário de se fazer nesse tipo de ambiente é evitar a infestação de pragas urbanas. Para isso é preciso fazer o controle de baratas em hospitais.

Sim. A presença de baratas em hospitais é algo realmente preocupante, pois elas podem transmitir doenças sérias aos pacientes. E, por este motivo, é fundamental que se tenha bastante atenção ao controle de baratas em hospitais.

Mas é importante ressaltar que nem todas as espécies de baratas são consideradas vetores. Existem mais de mil espécies ao redor do mundo e somente 1% de todas as baratas existentes são consideradas pragas urbanas, ou seja, representam perigo ao homem, como a transmissão de doenças.

As baratas que são consideradas pragas urbanas e as que vemos por aí são as baratas sinantrópicas, ou seja, aquelas que se adaptaram a viver próximas ao homem. As fêmeas das baratas são extremamente prolíficas, produzem dezenas de ovos de cada vez, que são acondicionados em ootecas, que são como estojos, que mantém os ovos agrupados até a sua eclosão.

As baratas são insetos onívoros, ou seja, tem uma alimentação variada assim como o homem e buscam comida no período noturno. Pois tem seus órgãos sensoriais muito bem desenvolvidos para noite e estão mais protegidas de seus predadores. Entre as espécies sinantrópicas pelas quais temos maior interesse estão a Periplaneta americana e a Blatella germânica.

Os ambientes hospitalares são bastante propícios para a infestação de pragas urbanas, entre elas as baratas. Pois existe acesso fácil a este ambiente, além de ambientes internos do hospital, onde existe a preparação de comidas, por exemplo; além disso, muitas vezes as visitas levam alimentos aos pacientes, podendo em suas embalagens estar transportando pragas urbanas; o próprio acondicionamento desses alimentos em armários ou os resíduos destes podem favorecer bastante a estas pragas.

A presença de baratas em hospitais é preocupante justamente pela capacidade que elas possuem de transmitir doenças.

Controle de baratas em hospitais

Fazer o controle de baratas em hospitais não é algo relativamente fácil. Isso porque é um local que está em funcionamento 24 horas por dia, ou seja, ele não para nunca. E, além do mais, o hospital possui a presença de pacientes que fisicamente estão mais fragilizados e propensos a qualquer tipo de doença.

Por este motivo é fundamental o controle de baratas em hospitais. E, o melhor a se fazer é sempre contar com uma empresa controladora de pragas urbanas confiável e de qualidade. Esta empresa de controle de pragas urbanas saberá tratar esta questão da forma mais adequada possível, fazendo monitoramentos periódicos, indicando medidas preventivas e intervindo da forma mais indicada em cada situação, utilizando armadilhas, iscas, formulações de gel, pincelamento de praguicidas e outras técnicas que não venham oferecer riscos aos pacientes.

Qualquer praga urbana que encontra um ambiente em que existe a presença de alimento, água e abrigo consegue infestar, pois estas são as condições básicas para sua vida. Por isso é muito importante trabalhar muito na prevenção, não deixando, por exemplo, alimentos, água ou abrigos disponíveis.

Além das baratas, outras pragas também podem infestar hospitais, como as formigas, ratos, moscas, pulgas, etc. E, a presença destas pragas urbanas, incluindo as baratas, se torna preocupante porque além de transmitirem doenças, elas prejudicam as condições de esterilização de equipamentos e dos ambientes do hospital.

Por exemplo, uma barata pode muito bem passar por um local onde existam curativos retirados de pacientes, ou outros materiais contaminados, ou até mesmo rede de esgoto e, logo em seguida, entrar em uma sala esterilizada prejudicando completamente aquele local e colocando todos os procedimentos daquela sala em risco.

Além disso, os hospitais possuem muitos equipamentos elétricos. E as pragas urbanas podem se infiltrarem nas instalações elétricas trazendo prejuízo aos equipamentos. Por isso é importante o controle de baratas em hospitais.

Portanto, o que deve ser feito para o controle de baratas em hospitais é fazer o monitoramento do local periodicamente por uma empresa de controle de pragas urbanas experiente. É importante ressaltar que um ponto fundamental é que os funcionários dos hospitais também sejam treinados pela empresa de controle de pragas urbanas para saberem reconhecer uma infestação e seus riscos e saber atuar como um agente no Controle Integrado de Pragas.

Controle integrado de pragas urbanas em hospitais

O melhor a se fazer em um local tão importante como um hospital é o Controle Integrado de Pragas Urbanas. Esta é uma abordagem profissional e a cada infestação de pragas é preciso entender exatamente o que propiciou aquela infestação.

Seguem abaixo alguns pontos para evitar a presença de pragas dentro dos hospitais:

– Não dar acesso às pragas urbanas se preocupando com a entrada e armazenamento dos materiais;

– Equipamentos e mobiliário adequados, que não forneçam espaços para abrigo de pragas urbanas ou acúmulo de resíduos;
– Se preocupar com as práticas de alimentação inadequadas, como resíduos em diversos locais;
– Controle de entrada de rouparia dos hospitais e outros materiais;
– Vedação de forros, frestas, interruptores, telhados, rede de esgoto, etc.;
– Proteção nas portas e janelas;
– Arrumar possíveis goteiras e infiltrações;
– Fechar ralos;

-Fazer tratamentos de perímetro e de anel sanitário, periodicamente, a fim de manterá rede de esgoto e o entorno do hospital livres de pragas urbanas.

O Controle Integrado de Pragas Urbanas em hospitais feito por uma empresa idônea é feito com uma quantidade reduzida de produtos químicos. E podem ser utilizados produtos em gel, armadilhas ou iscas por causa dos problemas que um inseticida poderia causar. Isso porque o hospital possui pacientes com capacidade física debilitada, além da presença de recém-nascidos em maternidade e crianças em ambientes infantis do hospital.

É preciso que a empresa de controle de pragas urbanas seja muito criteriosa com a forma que irá trabalhar para não causar problemas.

Para saber mais a respeito deste e demais assuntos continue lendo as matérias de nosso blog.