BLOG

POR Ecofocus

Controle de formigas e risco de infecção em hospitais

Você sabia que os hospitais precisam fazer o controle de formigas? Elas parecem ser tão inofensivas pelo seu tamanho. Existem formigas extremamente pequenas, como a Tapinoma spp, que por suas dimensões extremamente pequenas são chamadas de formigas-fantasma, mas são verdadeiros vetores, que podem transportar microorganismos patogênicos de um lado para o outro e transmitir sérias doenças em hospitais e clínicas médicas.

As formigas possuem comportamento social muito parecido com os nossos. Elas são pragas urbanas que se adaptam facilmente em diversos ambientes. A organização social das formigas é muito importante para a sobrevivência delas. Elas tem funções específicas, definidas em sua sociedade, como a de se reproduzirem, defender a colônia, cuidar da prole, alimentar, etc.

E, muitas pessoas acham que elas não são um problema, pois são tão pequenininhas. De fato, dependendo do ângulo em que olhamos, as formigas, como todos os outros seres vivos, vivem em equilíbrio com as outras espécies e tem um papel importante a desempenhar em nosso meio, nas grandes cidades, um dos papéis desempenhados pelas formigas é a remoção de lixo, especialmente resíduos alimentares, depositados em vias públicas ou outros locais.

Quantas vezes você não deve ter escutado alguém falar desta forma:

“Tem uma formiga no suco. Vou beber porque faz bem para os olhos”.

Esta é uma frase que mostra que as pessoas acham que realmente a formiga é inofensiva. Mas é um erro muito grande. Pois elas são vetores, ou seja, podem carregar consigo bactérias patogênicas, que não fazem mal a elas próprias, mas quando chegam até nós, humanos, elas podem transmitir sérias doenças. E, no caso dos hospitais, as formigas podem causar sérias infecções hospitalares. Uma das maiores dificuldades no controle de formigas é justamente o motivo das pessoas não associarem este inseto com possíveis riscos ou doenças que elas podem transmitir. Ninguém praticamente vê perigo em uma formiga. Mas infelizmente isso é um erro.

Além do mais, as formigas muitas vezes estão em locais que são limpos, o que faz com que as pessoas não a associem a um problema grave, como as baratas e os ratos, por exemplo. Mas as formigas são consideradas pragas urbanas e por esse motivo é preciso estar bem atento a isso. Por esse motivo é importante que o Hospital faça um sério controle de formigas.

Formigas em hospitais

As formigas urbanas aparecem normalmente em locais úmidos e quentes, além de lugares que possuem grande variação climática. Sabe-se que 50 espécies de formigas estão em ambientes urbanos, mas destas, cerca de 30 espécies são consideradas como pragas urbanas pelo motivo de causarem problemas ao ser humano.

Este tipo de inseto aparece nos hospitais devido a diversos fatores. Entre eles, a condição climática, o tipo de arquitetura dos hospitais, que muitas vezes oferece grande quantidade de abrigos, além de ficarem alojadas em diversos equipamentos eletrônicos que os hospitais possuem e também em embalagens de medicamentos. Estes locais são ideais para as formigas criarem ninhos. E também possuem alimentos para elas.

Em um hospital, além dos alimentos existentes em cozinhas, copas, refeitórios, também temos os alimentos servidos aos pacientes, nas enfermarias e muitas vezes, alimentos levados pelas visitas aos pacientes. Com uma oferta tão ampla de alimentos, precisamos ter uma estrutura muito adequada e um serviço de limpeza muito bem estruturado. Por isso o hospital é um local ideal para as formigas.

Os tipos de formigas encontradas nos hospitais com maior frequência são a formiga faraó (Monomorium pharaonis), a formiga louca (Paratrechina spp) e a formiga fantasma (Tapinoma spp).

Como as formigas agem nos hospitais

As formigas são tão pequenininhas e se deslocam com muita rapidez em longas áreas nos hospitais. Por andarem tanto, elas acabam passando por diversos ambientes dentro dos hospitais, muitas vezes contaminados por microorganismos patogênicos, que acabam sendo transportados em seus corpos. E, por esse motivo é que elas possuem altos riscos na veiculação de microorganismos patogênicos que, infelizmente, causam sérias infecções nos ambientes hospitalares.

Além das formigas,outros artrópodes podem causar infecções por serem colonizados por cepas bacterianas hospitalares, isto quando acontece a infecção em ambiente nosocomial, como as moscas e as baratas também. Por serem considerados vetores, eles transportam microorganismos por diversos lugares e causam infecções cruzadas.

Controle de formigas

O controle de formigas é necessário porque elas causam muito prejuízo. Além de causar infecções hospitalares, elas trazem problemas em equipamentos eletrônicos e aos alimentos. As formigas também podem picar uma pessoa e trazer inúmeras reações alérgicas. Isto tudo é bastante preocupante e por isso se torna fundamental o controle de formigas. É possível fazer o controle de formigas da seguinte forma:

1. Prevenção: As formigas são muito pequenas e, por esse motivo, elas podem se abrigar em espaços muito pequenos. E, uma forma de se prevenir é vedar peças de armários, azulejos, frestas, etc.

2. Produtos químicos: Para o controle de formigas é possível utilizar produtos que não são agressivos ao ser humano, mas que são aversivos às formigas, como produtos de limpeza, vinagre e detergentes. Além disso podem ser utilizadas substâncias aromáticas como o cravo ou outras substâncias com função repelente, ou ainda iscas granuladas, armadilhas ou formulações de gel formicida.

3. Contrate uma empresa de controle de pragas: Para fazer o devido controle de formigas, sempre chame uma empresa de controle de pragas que saberá fazer uma verdadeira análise do problema. Ao fazer essa análise, a empresa de controle de pragas saberá quais medidas corretas tomar em relação ao problema encontrado e fará o controle de formigas correto.

Não deixe de ler os nossos artigos para saber mais a respeito do controle de formigas e de outras pragas urbanas.