BLOG

POR Ecofocus

Controle integrado de pragas urbanas em restaurantes

O controle integrado de pragas urbanas em restaurantes e demais estabelecimentos alimentícios é importante para evitar infestações em áreas onde os alimentos são produzidos, expostos, transportados e armazenados.

Além disso, é preciso adotar todo tipo de precaução para evitar a contaminação de alimentos, utensílios e equipamentos, o que pode causar sérios danos à saúde das pessoas.

As pragas urbanas que mais afetam esses locais são as baratas germânicas e os ratos. Elas certamente estão em restaurantes e estabelecimentos alimentícios em busca de alimentos, água e abrigos.

Mas saiba que podem existir outras pragas urbanas além dessas mencionadas e, por esse motivo é preciso fazer o controle integrado de pragas urbanas em restaurantes.

Métodos mais utilizados no controle de pragas urbanas em restaurantes

Você sabia que os restaurantes, bares, padarias, supermercados e demais estabelecimentos alimentícios precisam estar de acordo com uma lei que exige que estejam livres de pragas?

E a maneira mais adequada de se atingir esse objetivo é contratar uma empresa de controle integrado de pragas urbanas em restaurantes, que além da aplicação de praguicidas, deverá orientar com relação às medidas necessárias para coibir ou dificultar a entrada e instalação de pragas.

Sim. A empresa de controle integrado de pragas urbanas em restaurantes ajudará a manter o estabelecimento alimentício em ordem para que a qualidade dos alimentos e do serviço oferecidos seja adequada ao consumidor.

Os métodos mais utilizados o controle integrado de pragas urbanas em restaurantes são a desratização, desinsetização e relatórios com orientações em relação a medidas preventivas a serem adotadas pelo estabelecimento.

E também é muito importante que o controle integrado de pragas urbanas em restaurantes, que normalmente está relacionado à criação de barreiras físicas ou boas práticas, seja seguido cuidadosamente e assim conseguiremos minimizar a entrada e a proliferação das pragas urbanas em restaurantes e demais estabelecimentos alimentícios.

Controle integrado de pragas urbanas em restaurantes: medidas preventivas

As medidas preventivas no controle integrado de pragas urbanas em restaurantes normalmente recomendadas são:

– manter o local sempre limpo;
– verificar as instalações que propiciam esconderijo das pragas urbanas;
-colocação de telas em janelas, tampas em ralo, proteção sob as portas, etc.;
– cuidados na recepção de produtos e suas embalagens;
– todo o processo deve ser desinsetizado, desde o fornecedor, veículo que entrega os produtos, até o destino final;
– manutenção correta do lixo;
– condições do ambiente externo;
– saber por onde a praga está entrando;
– descobrir de onde vem a água disponível para a praga urbana;
– saber de que as pragas estão se alimentando;
– entre outros.

Tudo isso faz parte de um controle integrado de pragas urbanas em restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios.

Outras medidas de prevenção que podem ser adotadas no controle integrado de pragas urbanas em restaurantes são:

– fazer a limpeza e inspeção na área de armazenagem;
– isolar linhas de esgoto;
– inspecionar veículos de entrega dos fornecedores e embalagens recebidas; – evitar cães, gatos e pombos no local;
– ter boa iluminação em todos os ambientes;
– evitar lâmpadas que atraem pragas, como luz de sódio;
– condições adequadas de estocagem de produtos;
– limpeza externa;
– entre outros.

As pragas urbanas em restaurantes e estabelecimentos alimentícios causam sérios problemas para a imagem do local.

Como já se sabe, muitos restaurantes já fecharam as portas por causa de problemas com ratos e baratas. Certamente um cliente que se depara com uma dessas pragas urbanas, jamais voltaria àquele local.

E a imagem negativa se faz na propaganda boca a boca. Uma pessoa vai contando para a outra que deixa de freqüentar àquele restaurante, bar, supermercado, lanchonete, etc.

Técnica de desinsetização utilizada em restaurantes e demais estabelecimentos alimentícios

Saiba que a utilização de produtos tóxicos para combater as pragas urbanas é permitida, mas é preciso que o mesmo seja executado por uma empresa especializada de controle integrado de pragas urbanas em restaurantes, que esteja de acordo com as leis vigentes.

Para saber qual tipo de técnica de desinsetização é a mais apropriada para o caso de seu restaurante procure sempre por uma empresa de controle de pragas urbanas idônea.

Ela saberá utilizar a melhor técnica e praguicidas adequados para controlar as baratas, ratos ou outras pragas urbanas presentes em seu estabelecimento alimentício.

Empresa de desinsetização e desratização

Uma empresa de desinsetização e desratização competente saberá identificar qual é o tipo de problema existente, como qual grau da infestação, qual espécie presente, quais problemas estão sendo causados, que tipo de técnica utilizar para o controle, etc.

Saiba que em muitos locais, em que não se podem utilizar as técnicas convencionais para o controle das pragas, seja pela impossibilidade dos funcionários permanecerem ausentes, seja pelo tipo ou quantidade de produtos existentes, existem uma série de outras alternativas que podem ser utilizadas, como iscas, armadilhas, formulações em gel, placas de cola, etc.

E só uma empresa especializada no controle integrado de pragas urbanas em restaurantes pode lhe oferecer as alternativas adequadas a cada situação técnica.

As iscas, armadilhas e praguicidas em gel, por exemplo, são adequadas para locais que possuem grande quantidade de produtos estocados e circulação de pessoas no ambiente.

Nos próximos artigos falaremos mais a respeito desse tipo de problema. Não deixe de acompanhar o nosso blog.