0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

cupim

Primeiramente, para falarmos a respeito dos problemas que o cupim pode causar, devemos conhecer quais espécies existem no Brasil e que são consideradas pragas urbanas. Para daí então procurar por uma empresa descupinizadora, certificada para o devido controle.

O cupim é um inseto bastante importante para a decomposição de matéria orgânica em nosso ambiente, são considerados degradadores primários, ou seja, dentro de uma cadeia alimentar existe um ciclo de vida em que a matéria que compõe os seres vivos, após sua morte, deve retornar para compor novos seres.

Para isso é fundamental que estes sejam degradados e é justamente o cupim e alguns outros degradadores primários que desempenharão este importante papel.

Quando o homem constrói grandes espaços urbanos, como a cidade de Barueri e muitas outras, acaba criando uma interferência absurda para todas as formas de vida que viviam em equilíbrio naquele espaço. A partir daí, qualquer ser que cause incômodos ou prejuízos ao homem e suas edificações é considerado praga.

É nesse contexto que os cupins passam a ser considerados uma praga urbana, isto é, quando invadem o nosso espaço nas cidades e nos causam prejuízos.

Um dado muito interessante é que apesar de termos mais de 200 espécies de cupins na fauna brasileira, quando criamos nossas cidades, causamos tantos desequilíbrios que acabamos criando um ambiente extremamente desfavorável e abrindo espaço para espécies exóticas (vindas de outras regiões).

Este é o caso dos cupins subterrâneos e dos de madeira seca, que acabam tendo um ambiente muito mais protegido para sua proliferação, um nível de competição muito menor e poucos predadores, ou seja, um paraíso.

E, com isso, o cupim pode trazer danos materiais e financeiros, havendo então a necessidade de fazer o controle de cupim, ou seja, tratamentos de descupinização baseados em vistoria e diversas técnicas de aplicação.

A broca para muitos é considerada um tipo de cupim, principalmente, por fazer furinhos nas madeiras, formar galerias e produzir um resíduo que cai da madeira.

Ela, na realidade, é a fase de larva de alguns tipos de besouros. A broca, além de causar danos às estruturas feitas de madeira, também pode causar danos às árvores e às madeiras em geral, pois se alimentam delas.

E também atacam objetos que possuem celulose em sua composição, como é o caso de livros e papeis em geral.

É possível ver broca em bibliotecas, arquivos-mortos, secretarias ou estoques com bastante papel, além de gráficas. Neste caso, para evitar danos de materiais e algumas vezes prejuízos muito elevados é preciso contratar uma empresa técnica especializada em descupinização,.

Outro tipo de cupim é o cupim de madeira seca. Provavelmente ele veio da Jamaica para o Brasil há alguns séculos.

Um bom técnico em descupinização percebe a infestação deste cupim por meio de furinhos nas estruturas, de galerias formadas e de suas fezes, que ficam próximas aos locais onde eles infestaram.

E, por fim, temos o cupim subterrâneo. Este cupim é comum por formar ninhos, bastante populosos. Eles ficam sob o solo de construções, residências, comércio, construtoras, casas em reforma, etc.

O cupim subterrâneo também costuma ficar em vãos de estruturas dos edifícios, falhas estruturais, caixões perdidos e até mesmo entre paredes duplas ou porões.

Para todos os tipos de cupins citados acima é possível fazer a descupinização, seja através de tratamentos de imunização de estruturas, micropulverização, formação de barreiras químicas.

Para isso, conte com profissionais qualificados e treinados para fazer a averiguação correta e o tipo de controle ideal para cada cupim que for encontrado.

Também é possível fazer tratamentos em estruturas extremamente sensíveis, como taipa, peças de acervo, estruturas tombadas pelo Patrimônio Histórico, etc. Apenas deve-se ter os cuidados necessários e utilizar as técnicas adequadas para cada caso.

Faça uma descupinização eficiente com a EcoFocus Controle de Pragas Urbanas.

A EcoFocus, localizada em Osasco, é uma empresa de descupinização, especializada também em desinsetização e desratização. Solicite uma visita técnica.

Ligue para (11) 4620-3020.

Comments

comments

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O autor

Ecofocus

A EcoFocus atua no controle de pragas urbanas é uma empresa que utiliza as melhores práticas sustentáveis.