Tipos de Pragas

Cupins

Cupins são insetos que alimentam-se de materiais ricos em celulose. O nome cupins é originário do idioma Tupi, na maioria dos outros países estes insetos são chamados de Térmitas.

Existem uma grande diversidade de espécies de cupins (aproximadamente 2200) e estes desempenham funções importantes no meio ambiente, são considerados degradadores primários, ou seja quando morre uma árvore em floresta, os cupins estão entre os primeiros seres a participar de sua degradação. Além desta importante função, são também responsáveis pelo revolvimento e aeração de solos, contribuem com o equilíbrio entre as espécies, etc.

Os cupins formam uma sociedade extremamente bem organizada, constituída de castas, com funções bem estabelecidas: – operários, soldados, rei e rainha.
Entre os cupins existem algumas poucas espécies que são consideradas pragas, sendo uma parte destas pragas agrícolas e outras pragas urbanas.

Dentre as pragas urbanas temos os cupins de madeira seca, que formam seus ninhos e alimentam-se apenas de madeiras mortas, seja uma estrutura de uma edificação, peças de mobiliários, etc. temos também os cupins subterrâneos, que formam ninhos extremamente populosos, geralmente sob o solo, são muito vorazes, fazendo grandes estragos em nossas edificações; de outro lado temos também cupins arborícolas que fazem seus ninhos em árvores ou restos delas e atuam de forma semelhante aos subterrâneos.

De outro lado temos as brocas, que não são cupins, são coleópteros (família dos besouros), mas também são insetos xilófagos (alimentam-se de madeira) e por isso normalmente são estudados juntamente com os cupins.