0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

descupinizacao

Você sabia que os cupins são considerados insetos sociais?
.

Isso mesmo! As diferentes espécies de cupins vivem em colônias e são consideradas insetos sociais, ou seja, tem castas distintas, com diferentes funções na colônia:
.

– Tem rei e rainha, que são responsáveis pela reprodução;
– Soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia, contra qualquer tipo de agressão externa;
– De outro lado tem os operários, que são responsáveis pelas diferentes funções de trabalho da colônia, desde construção das estruturas do ninho, limpeza, cuidados com os ovos e as formas jovens, até a busca de alimentos e alimentação de todos os indivíduos que compõem a colônia.

.
Em determinada época do ano (geralmente primavera ou verão) as diferentes espécies de cupins produzem seus reprodutores jovens, que são chamados de siriris ou aleluias, são indivíduos alados, que revoam e tem por objetivo acasalar e constituir novas colônias.
.

Esta é uma boa época para se fazer a descupinização. A descupinização é feita por uma descupinizadora responsável e que é especializada no controle de cupins. A EcoFocus Controle de Pragas é uma descupinizadora que possui profissionais treinados e capacitados para fazer uma avaliação da área afetada por cupins e sugerir a melhor forma de descupinização.
.

Conforme dito acima, esta é uma época propícia para se fazer a descupinização, pois as revoadas de cupins geralmente ocorrem em finais de tardes  quentes e úmidas, mas podem prolongar-se também pela noite ou mesmo acontecer em outros horários.

.
Entre os seres vivos, sejam vegetais ou animais, todos devem produzir descendentes, para perpetuação das espécies. Quanto menos eficiente é o processo reprodutivo de determinada espécie, maior é o esforço para produção de descendentes.
No mundo vegetal, por exemplo, uma árvore produz milhares ou milhões de sementes, para que apenas algumas poucas consigam dar continuidade a espécie, já os mamíferos são bastante eficientes, produzindo poucos descentes e conseguindo fazer com que a maioria destes sobreviva.
.

No meio dos cupins, a eficiência reprodutiva é pequena, ou seja, para alguns milhares de cupins que revoam, temos apenas algumas novas colônias.
.

Essas revoadas algumas vezes assustam por serem muito numerosas, causar incômodos e oferecer um sério risco de formação de novas colônias nos locais onde ocorrem.
.

Os cupins de madeira seca têm como locais preferenciais para formação de suas colônias móveis ou estruturas de madeira de uma edificação.
.

Já, os cupins subterrâneos preferem o solo, que pode ser até mesmo de uma floreira ou vaso, mas podem encontrar locais muito adequados em estruturas ocas de edificações.
.

Não é nada confortável termos ninhos de cupins sob uma árvore de nosso jardim, ou mesmo em peças de nosso mobiliário ou estruturas de nossa residência ou empresa.
.

Por este motivo nós temos que nos prevenir e fazer a descupinização correta com uma empresa especialista que irá fazer o devido controle.
.

Cada vez é mais frequente a queda de árvores em nossa cidade, sendo que uma grande parte delas foi provocada ou agravada por infestações de cupins, assim como também ocorre em edificações a queda de estruturas  como estuques, forros ou outras.
.

Temos que nos prevenir e tomar uma série de cuidados para não sermos atingidos por esse tipo de praga.
.

Um ponto importante é que as revoadas muitas vezes nos ajudam indicando a presença de uma colônia em determinada estrutura de madeira ou sob determinada árvore, fornecendo assim os parâmetros adequados para nortear nossas ações e obtendo assim os melhores resultados.
.

Uma medida importante que pode ser adotada quando pensamos nas revoadas pode ser a criação de barreiras físicas em janelas, como telas por exemplo.
.

Podemos também fazer aplicações de inseticidas preventivamente, protegendo determinadas  estruturas.
.

Mas sem nenhuma dúvida, a melhor das alternativas é pedir a um técnico competente fazer uma boa avaliação dos riscos e um plano de controle para realizar o serviço de descupinização.
.

Esse tipo de medida é de grande valia quando suspeitamos ou identificamos algum tipo de infestação, porque assim podemos ter uma avaliação completa de danos e riscos e um planejamento bastante adequado para solução dos problemas e prevenção de riscos futuros.
.

Esse tipo de avaliação técnica e planejamento das ações também é muito importante quando vamos construir uma nova edificação, pois ai podemos iniciar nosso trabalhos com muito mais segurança em relação a esta terrível praga.
.

É importante contar com o serviço de descupinização. A EcoFocus Controle de Pragas é uma descupinizadora em Osasco que atua na Grande São Paulo, atendendo regiões como Zona Oeste de São Paulo, Embu das Artes, Jandira, Cotia, Alphaville, Granja Vianna, Taboão da Serra, Barueri e região.
.

Ligue e peça uma avaliação de descupinização em sua empresa, comércio, restaurante, condomínio ou residência. O telefone é (11) 4620-3020.
.

Leia mais aqui a respeito da descupinização: http://ecofocuscontroledepragas.com.br/cupim/

Comments

comments

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O autor

Ecofocus

A EcoFocus atua no controle de pragas urbanas é uma empresa que utiliza as melhores práticas sustentáveis.