BLOG

POR Ecofocus

Desratização em empresas, comércio e indústrias

Para falarmos sobre a desratização em empresas é preciso conhecermos mais a respeito dos ratos. Você sabia que os ratos são animais roedores que pertencem à ordem Rodentia e, também, à família chamada Muridae? Esta família é a dos mamíferos, que inclui os ratos, as ratazanas e também os camundongos.

Esta família que citamos acima, pela qual os ratos pertencem, possuem uma forte característica, que são os seus dentes incisivos. Estes tipos de dentes ficam na parte anterior à boca e crescem sem parar. É por esse motivo que os ratos possuem o hábito de roerem para que seus dentes sejam desgastados. Os ratos roem de tudo, desde alimentos à objetos diversos, como plástico, borrachas, madeiras, fiação elétrica, etc. Por precisarem estar sempre roendo, eles vivem procurando desgastar os dentes. E, por serem pequenos e ágeis, os ratos podem estar em qualquer lugar no solo, telhados, pilhas de produtos, etc., e isso prejudica muitos os homens.

Empresas que sofrem com ratos – desratização em empresas

Hoje em dia, empresas e indústrias sofrem muito com os ratos. Eles aparecem nos estoques e roem desde embalagens, materias de construção, até sacos de alimentos em indústrias. Com relação aos alimentos, o que é consumido pelos ratos é uma quantidade pequena em relação ao que estragam e contaminam, pois normalmente rompem muitas embalagens de um mesmo produto, consumindo um pouco de cada uma, mas esparramam uma grande quantidade e deixam suas fezes e urina por todos os cantos em que caminham, além de contaminar com microrganismos que carregam em seus corpos e podem transmitir uma grande quantidade de doenças Isto causa elevados prejuízos. E é o que faz as empresas e as indústrias a buscarem o serviço de desratização em empresas.

Os ratos aparecem nas empresas e nas indústrias sempre em busca de abrigo água e alimentos. E, em muitos casos, eles causam muito desconforto, além dos prejuízos e de doenças, como a leptospirose. Mas é muito importante destacarmos aqui que a maioria das espécies de roedores não causam perturbações ao homem. Pois muitos ratos vivem em locais que não são nas cidades, ou seja, em regiões adaptadas, como florestas e cerrado.

A desratização em empresas e indústrias são sempre necessárias, pois a quantidade de roedores considerados praga é muito grande, estudos da Organização Mundial de Saúde e outras Instituições estimam que exista de 5 a 10 ratos por habitante. Uma empresa que não queira arriscar-se a grandes prejuízos deve fazer controles periódicos, ou monitoramentos preventivos.

Os principais sinais que através dos quais normalmente identificamos a presença de roedores são os seguintes:

– Sons: Os ratos fazem barulho principalmente no período noturno, quando roem um objeto, correm, brigam e fazem barulhos no teto e telhado das empresas e indústrias;

– Fezes: Uma forma de saber se a sua empresa ou indústria possui ratos é observar se existem fezes em forma de contas;

– Urina: A urina de rato possui um cheio muito forte, além de ser fluorescente quando exposta a determinados tipos de iluminação;

– Trilhas: É muito comum a presença de trilhas (caminhos) que os ratos fazem quando circulam por um local, principalmente em jardins;

– Roeduras: No ambiente de uma indústria ou empresa é possível ver roeduras em portas de madeira e outros objetos similares e até mesmo em alimentos;

– Ninhos: Os ninhos que os ratos fazem normalmente são de pedaços de papel e panos. É possível ver a presença de pelos principalmente da fêmea nesses objetos;

– Ratos durante o dia: Se você enxergar um rato durante o dia na sua empresa ou indústria, isto é sinal de extrema preocupação. Pois os ratos possuem hábitos noturnos e a presença dos mesmos durante o dia significa que eles estao disputando alimentos e alguns mais fracos não estão conseguindo alimentar-se durante a noite e acabam saindo durante o dia.

Método de controle de ratos – desratização em empresas

A desratização em empresas e indústrias deve ser sempre feita por uma empresa de controle de pragas urbanas. Essa empresa possui profissionais capacitados e treinados que utilizarão as melhores técnicas de acordo com o ambiente (indústria, empresa, comércio, residência, condomínio, restaurante, etc).

A desratização em empresas é feita de diversas formas. Em uma desratização em empresas é possível utilizar produtos químicos que favorecerão o controle de ratos no ambiente, como iscas granuladas, pó de contato, blocos de parafina, armadilha de tipos variados entre outros.

Somente uma empresa de controle de pragas urbanas experiente saberá qual é a melhor forma de desratização em empresas e a quantidade correta de produtos a serem utilizados, além disso orientara sua empresa com relação a medidas de antiratização, que visam dificultar a entrada e circulação dos roedores em seus ambientes.

Uma empresa de controle de pragas urbanas confiável trabalha dentro da lei e é voltada à sustentabilidade, ou seja ira utiliza produtos adequados, da forma mais adequada possível.

Continue lendo os nossos artigos para saber mais a respeito de desratização em empresas e outros assuntos pertinentes.