BLOG

POR Ecofocus

É possível acabar com os insetos e roedores?

Muitas pessoas que procuram por uma boa dedetizadora acreditam que irão acabar com os insetos. Mas será que isso é possível?

É por isso que vamos abordar este assunto hoje.

Na maioria das vezes, quando uma empresa, restaurante, condomínio, hotel etc, procura por uma boa dedetizadora, têm um objetivo em comum que é acabar com as baratas, acabar com as pulgas, acabar com os ratos, acabar com os cupins, enfim, acabar com os insetos.

Como funciona o trabalho de uma boa dedetizadora?

A dedetizadora que prometer para os seus clientes que é possível acabar com os insetos, não está correta em dizer isso. Pois, não se acaba com os insetos com o trabalho de dedetização.

Explicando melhor: o que ocorre é que muitas pessoas imaginam ser possível acabar com os insetos. Mas, o certo é que os insetos podem voltar àquele local onde foi feita a dedetização, devido a diversos fatores externos e internos.

Além disso, é necessário que, no momento da dedetização, haja uma orientação de profissionais qualificados e treinados que trabalham em uma empresa especializada e capacitada em controle integrado de pragas.

Controle Integrado de Pragas

Com o trabalho de controle integrado de pragas é possível ter um excelente resultado na questão de controle de insetos e outras pragas. Pois, serão analisados na prática diversos fatores:

  • Fator averiguação: No controle integrado de pragas, uma boa dedetizadora irá averiguar o local para entender que tipo de inseto está presente e qual a melhor forma de solucionar.
  • Fator químico: No controle integrado de pragas são utilizados produtos químicos de forma consciente para que não cause problemas de saúde nas pessoas, que estarão no local a ser dedetizado, nem aos produtos ali existentes.
  • Informação: No controle integrado de pragas, os profissionais de uma boa dedetizadora irão desenvolver um estudo que deve avaliar quais as pragas existentes no local, de que forma chegaram lá, em que locais estão abrigadas e de que se alimentam.
    A partir daí devem ser feitas propostas, que envolvam desde a triagem na recepção de produtos, vedação de aberturas, frestas, janelas, comunicações com rede de esgoto, adequação de estoque, adequação de mobiliário, cuidados com higiene e muitas outras medidas, que visam basicamente dificultar a entrada, circulação e proliferação de pragas em um determinado espaço.

Com tudo isso, os praguicidas deixam de ser o único responsável pelo controle de pragas e passam a ser um desses fatores, sendo assim utilizados de forma muito mais racional e com eficiência plena.

Não é somente o fator químico que irá atuar na dedetização. Quando nos concentramos excessivamente no fator químico, aumentamos os riscos de contaminação de materiais e produtos, os riscos de intoxicação e acidentes. É possível informar, por exemplo, o cliente de onde os insetos podem estar vindo, onde podem estar se abrigando, por onde estão circulando, alimentos que estão consumindo etc.

O cliente muitas vezes com algumas poucas adequações, modificações e procedimentos consegue resultados muito positivos, evitando assim o uso excessivo de produtos químicos e os riscos inerentes a essa pratica.

Uma boa dedetizadora deve ter profissionais muito bem formados, que conheçam muito bem a biologia das pragas, desde o seu ciclo de vida, até alimentação, abrigos , adaptações etc. Por outro lado, esses profissionais devem também conhecer um pouco de edificações, soluções construtivas, acabamentos, enfim, deverão ser capazes de apresentar as soluções mais inteligentes para cada situação.

Por isso, é muito importante que se faça um controle integrado de pragas. Esta é a melhor forma de “acabar” com os insetos. São medidas preventivas, junto com as medidas químicas e técnicas que irão colocar as pragas em um lugar bastante adequado, ou seja, apesar de elas ainda existirem, passam a ser tratadas de forma preventiva, sem causar prejuízos.

Portanto, se a sua empresa, condomínio, restaurante, indústria ou demais estabelecimentos estiverem precisando de uma boa dedetizadora, conte com os serviços da Ecofocus Controle de Pragas.

Ligue no (11) 4620-3020 e conte com profissionais capacitados no controle integrado de pragas para apresentar as melhores soluções possíveis a seus problemas com insetos e ratos, além de outras pragas urbanas.