0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Os pombos Columba lívia são aves exóticas, ou seja, não são de nossa fauna, são originários do norte da África e regiões próximas..

São considerados praga, especialmente por estarem envolvidos nas transmissões de um grande número de doenças (aproximadamente 70), também por causarem grandes incômodos e muita sujeira.
Por isso, é muito importante realizar o manejo de pombos para ter um controle adequado destas aves e dos problemas causados por elas.
.

As pragas em geral buscam nossas edificações atraídas por abrigos, alimentos e água. Com relação aos pombos podemos acrescentar outro fator de atração que são áreas de pouso, geralmente, estruturas como beirais, cumieiras, platibandas, postes, fiação elétrica, isto é, estruturas altas que lhes oferecem um bom campo de visão e segurança, sendo muitas vezes utilizadas para observação antes da entrada em seus abrigos.

.manejo-de-pombos
Os métodos que utilizamos relacionados a essas aves é caracterizado como manejo de pombos, ou seja, não fazemos controle populacional, nem extermínio de espécimes, também não utilizamos repelentes eletrônicos ou substancias com fortes odores e raramente utilizamos gel repelente, por ser esta uma solução de curta duração.

.
Fazemos um estudo cuidadoso, avaliando áreas de pouso das aves, áreas de alimentação e áreas de abrigo.

.
Nossas alternativas de trabalho, geralmente, estão relacionadas à criação de barreiras físicas que impeçam a entrada, o pouso e muitas vezes a aproximação das aves. Esta é uma maneira adequada de se fazer o manejo de pombos.

.
Outra característica de nossa metodologia é o acompanhamento posterior à execução propriamente dita, em função de serem aves extremamente persistentes e quando têm seus caminhos bloqueados, persistem durante bastante tempo na busca de outras alternativas para chegar às áreas de abrigo, alimentação ou pouso.
.

Nessa busca, algumas vezes as aves são bem sucedidas e devemos, portanto, estar atentos para sanar eventuais falhas.

.
Nos trabalhos de manejo de pombos, frequentemente, encontramos grande quantidade  e materiais utilizados na construção de ninhos, restos de alimentos, animais mortos, piolhos, baratas, ratos e então fazemos a higienização do espaço, remoção dos materiais, desinsetização e desratização.
.

Os materiais que mais utilizamos no manejo de pombos são:.
.
– Redes de nylon, que geralmente são utilizadas para cobrir determinadas estruturas, fazer fechamento lateral, impedir o acesso a estruturas de telhado, etc;

– Telas metálicas, que são utilizadas com funções semelhantes, porém muitas vezes em função de sua textura podem ser utilizadas como recheio para estruturas utilizadas para pouso ou abrigo;

– Espículas, que são utilizadas principalmente para impedir o pouso das aves em diferentes estruturas;

– Fios de nylon, que são aplicados em pinos metálicos e têm uma função similar às espículas, porém com impacto estético muito menor;

– Placas de vedação para telhas e passarinheiras, que são estruturas plásticas especificamente utilizadas para pontos de aberturas de telhados..

Além desses materiais para manejo de pombos, muitas vezes lançamos mão de recursos educativos através de palestras, audiovisuais e folhetos, que visam informar sobre os riscos oferecidos pelos pombos e os cuidados que devemos ter para não atraí-los.

.
A EcoFocus Controle de Pragas Urbanas, localizada em Osasco, é uma empresa idônea e que faz o serviço de controle de pragas urbanas, com certificado de garantia, em indústrias, condomínios, residências, hospitais, empresas em geral, estabelecimentos alimentícios e edifícios comerciais.
.

Continue lendo nossos artigos a respeito de controle de pragas urbanas aqui no nosso blog.
.

EcoFocus Controle de Pragas Urbanas – 11 4620-3020
.

Leia abaixo artigo sobre “Manejo de Pombos em Empresas:
www.ecofocuscontroledepragas.com.br/manejodepombosemempresas

 

Comments

comments

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O autor

Ecofocus

A EcoFocus atua no controle de pragas urbanas é uma empresa que utiliza as melhores práticas sustentáveis.