BLOG

POR Ecofocus

Percevejos de cama

Percevejos são insetos sugadores pertencentes a ordem hemíptera-heteroptera, que são classificados como fitófagos, predadores e hematófogos.

Os percevejos hematófagos são de grande interesse por encontrarmos entre eles os barbeiros, que podem ser transmissores do mal de chagas e os percevejos de cama.

Percevejos de cama pertencem ao grupo Cimex,possuem hábitos noturnos permanecendo durante o dia abrigados em frestas, pequenas aberturas, dobras de colchão e outros espaços próximos do local onde dormem seus hospedeiros.

As picadas destes insetos geram reações inflamatórias, podendo desencadear até mesmo reações alérgicas causando graves incômodos. Em condições normais os percevejos não são transmissores de doenças, embora em condições experimentais esteja provado que tem condições para tal.

Os percevejos de cama tiveram muita importância nas décadas anteriores a 1950; por uma série de fatores e em especial pelo advento dos inseticidas clorados, dos quais o principal representante era o ddt, a população destes insetos teve grande declínio, desaparecendo de muitas regiões. Nas últimas décadas a população dos percevejos de cama começa a aumentar novamente e começam a causar grandes preocupações e prejuízos em determinados locais.

No Brasil tem – se notado um crescimento da população destes insetos, porém em proporção muito menor que em países da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá.

Estes insetos tem apresentado uma grande importância relacionada ao turismo, uma vez que acabam sendo transportados nas malas dos viajantes pela rede hoteleira, a ponto de estarem registrados 20 mil casos em um site que abriga estas ocorrências.