0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quais os danos que os cupins subterrâneos podem causar em sua empresa? – 11 4620-3020 | EcoFocus Controle de Pragas Urbanas

cupins subterrâneos

Você sabia que existem aproximadamente 300 espécies de cupins no Brasil, mas que somente 6 delas são consideradas pragas urbanas? Algumas delas são classificadas como cupins subterrâneos.

Como vimos em artigos anteriores, pragas urbanas são insetos e animais que vivem nas cidades e que causam riscos à saúde das pessoas e danos econômicos.

Há milhares de anos que o homem convive com as pragas urbanas. Você já deve ter ouvido falar sobre a Peste Negra, que aconteceu há séculos e matou um terço da população da Europa devido a uma doença transmitida pelas pulgas de ratos.

As espécies de cupins que são consideradas pragas urbanas são: cupim de madeira, cupins subterrâneos e as brocas (que apesar de não serem cupins causam estragos semelhantes).

Hoje falaremos especialmente a respeito dos cupins subterrâneos.

Os cupins subterrâneos possuem esta denominação porque fazem os seus ninhos geralmente sob o solo.

Mas eles também pode construir seus ninhos em locais como vãos de lajes, paredes, caixões perdidos, shafts ou outras estruturas ocas em edifícios, ou seja, em locais confinados em condomínios, empresas, residências, comércio e indústria.

Problemas causados pelos cupins subterrâneos

Os problemas causados pelos cupins subterrâneos acontecem devido ao seu deslocamento em busca de alimentos que ocorre de forma aleatória, ou seja, é uma busca cega, para todos os lados em busca de celulose, que é seu principal alimento.

Para isso, os cupins subterrâneos deslocam-se por dentro de estruturas de alvenaria, muitas vezes fazem túneis na superfície dessas estruturas podem deslocar-se até 200m de distância em relação a seus ninhos.

O cupins subterrâneos se alimentam basicamente de celulose, encontrada em papel, papelão, tecidos de origem vegetal, etc.

Para tratar um local com cupins subterrâneos normalmente é necessário que ele seja desocupado. É necessária a construção de barreiras químicas em diferentes níveis, proteção de estruturas de madeira fixas a alvenaria, de forros rebaixados, espaços ocos e redes de dutos elétricos e de telefonia.

O período reprodutivo dos cupins subterrâneos, em nossa região acontece normalmente do meio do inverno até o começo da primavera. É nessa fase que acontecem as revoadas.

Nessa época, eles não causam tantos danos, pois estão mais direcionados a atividades reprodutivas do que a alimentação. Os cupins subterrâneos são a praga urbana que causa maiores prejuízos econômicos às edificações.

Cupins subterrâneos X cupins de madeira

Vamos fazer uma comparação com os cupins de madeira. Este tipo de cupim, como o próprio nome já diz, vive em estruturas de madeiras e se alimentam delas.

Como as colônias são relativamente pequenas (uma colônia madura normalmente tem aproximadamente 300 indivíduos), permanecem normalmente durante alguns anos em uma mesma estrutura, sem precisar migrar para outras.

Já, os cupins subterrâneos têm suas colônias constituídas por milhões de indivíduos, que podem podem causar grandes estragos a uma edificação em curto espaço de tempo.

Empresa de descupinização

Você deve estar pensando:

“Então, como saber que tipo de cupim está em minha empresa ou condomínio?”

Essa é uma resposta que somente uma empresa de descupinização competente poderá informar com precisão.

Pois ela saberá fazer a identificação das espécies de cupins que estão causando danos à sua empresa e saberá utilizar o método mais adequado de descupinização.

Saiba que é de extrema importância identificar e controlar os cupins subterrâneos assim que inicie a infestação em um determinado local.

Os prejuízos que eles podem causar são altos e certamente a sua empresa ou condomínio deverá evitar esta situação.

Uma empresa de descupinização idônea possui:

>> pessoal habilitado e com amplo conhecimento da biologia desses insetos;
>> técnicas e equipamentos adequados para o controle desses termitídeos;
>> técnicas de descuínização que respeitam o meio ambiente e as pessoas que convivem no local;
>> alvará da Vigilância Sanitária;
>> entre outros.

Portanto, se a sua empresa, indústria, restaurante, condomínio ou residência está passando por um problema de proliferação de cupins, procure uma empresa especialista em descupinização.

Hoje você soube mais a respeito dos cupins subterrâneos. Acompanhe os próximos artigos, pois falaremos mais sobre os outros tipos de cupins.

EcoFocus Controle de Pragas Urbanas – 11 4620-3020 – Quais os danos que os cupins subterrâneos podem causar em sua empresa?

Comments

comments

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O autor

Ecofocus

A EcoFocus atua no controle de pragas urbanas é uma empresa que utiliza as melhores práticas sustentáveis.