BLOG

POR Ecofocus

Afinal, o que são pragas urbanas?

Você sabia que os animais e insetos que são considerados pragas urbanas nos dias de hoje, nem sempre foram pragas?

As baratas são um bom exemplo para falarmos aqui. Pois estão divididas em aproximadamente 4.000 espécies, das quais apenas 30 são consideradas sinantrópicas, ou seja adaptadas aos ambientes urbanos.

Essa interação iniciou-se há aproximadamente 10.000 anos, com a formação das primeiras cidades, em que o homem criou ambientes propícios a vida desses insetos, que hoje vivem nas redes de esgoto, lixo e são um problema muito sério.

Mas você sabe o que são pragas urbanas exatamente?

Pragas urbanas são todos os agentes animais (isto inclui também os insetos, os aracnídeos, etc) que podem trazer danos materiais ou até mesmo contaminações para nós, seres humanos, com enormes riscos para a nossa saúde, segurança e qualidade de vida.

Os insetos mais comuns que são considerados pragas urbanas são: cupins, baratas, moscas e mosquitos, entre outros.

Já, os animais que são considerados pragas urbanas hoje em dia são: ratos, morcegos, pombos, entre outros.

Agora que você já sabe o que são as pragas urbanas, vamos falar um pouco mais a respeito do controle das mesmas.

Você sabia que é preciso ter um controle de pragas urbanas em sua empresa ou estabelecimento porque os animais e os insetos causam diversos problemas? E, se não podemos elimina-los definitivamente devemos procurar formas de convivência de forma que não nos causem incômodos, riscos ou prejuízos.

Sim, os danos que as pragas urbanas podem causar em sua empresa são muitos. Entre eles:

– Saúde: transmissões de doenças e contaminações diversas;

– Segurança de sua empresa: as pragas urbanas podem causar problemas para as estruturas físicas, como é o caso dos cupins subterrâneos que podem causar danos a uma edificação;

– Finanças: os roedores, por exemplo, podem trazer sérios danos que afetam os produtos do estoque de sua empresa. E, ao perder produtos, certamente perde vendas, o que causa enorme prejuízo.

Além desse tipo de problema, as pragas urbanas podem atingir até mesmo a imagem do seu negócio. Sim, pois imagine se você tem um restaurante, supermercado ou até mesmo uma loja comercial. E, de repente, um cliente vê uma barata ou um rato andando por lá.

Certamente este tipo de situação causará pânico entre todos os presentes e a imagem do seu estabelecimento ficará comprometida, trazendo sérios prejuízos financeiros se os clientes pararem de frequentar o local.

Como você pode ver, o controle de pragas urbanas é um assunto muito importante.

E existe uma metodologia que se chama “Controle Integrado de Pragas Urbanas”. Esta forma de se combater as pragas urbanas consiste em um estudo que avalia todas as condições que facilitam a infestação por determinada praga em cada ambiente.

O controle integrado de pragas urbanas não tem a pretensão de eliminar por completo as pragas urbanas, pois isso não existe. A ideia é que através de um estudo bem feito, sejam criadas barreiras, eliminadas condições propícias a proliferação, implantado um programa de monitoramento e isso tudo aliado a um controle químico adequado e racional, mantenha a infestação de pragas sob controle.

Isto é muito importante e fundamental para o seu negócio. E para fazer o controle integrado de pragas urbanas em sua empresa, você precisa contratar uma empresa idônea, que tem compromisso e responsabilidade.

Este é um assunto que falaremos mais nos próximos artigos. Pois é de suma importância e merece uma atenção especial. Então, não deixe de acompanhar aqui no nosso blog, ok?