BLOG

POR Ecofocus

Chikungunya

O vírus chikungunya é originário da Tanzânia, disseminou-se pelos países Africanos, Asiáticos, no final do ano passado começou a aparecer no Caribe e constitui-se hoje uma séria preocupação para toda a América. Já temos alguns casos importados para o Brasil, mas ainda não temos registro de transmissão ocorrida aqui.

Esse vírus é transmitido pelo Aedes Aegypti e apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, febre, dores, prostração; a grande diferença esta nas dores articulares que podem perdurar por longos períodos com características semelhantes a uma artrite; outra diferença importante é o fato de não provocar processos hemorrágicos que é justamente o principal fator que oferece risco de letalidade na dengue.

O tratamento é muito semelhante ao da dengue, ou seja hidratação, repouso e tratamento dos sintomas; os cuidados para evitar a doença também são os mesmos da dengue, uma vez que nos dois casos o vetor é o Aedes Aegypti e a grande questão é manter a população desses mosquitos afastadas de nós ou sob controle.