BLOG

POR Ecofocus

Danos causados pelos cupins na construção civil

Danos causados pelos cupins na construção civil – 11 4620 3020 – Eco Focus Controle de Pragas Urbanas

Hoje nas grandes cidades, um sério risco que existe para as edificações é o ataque dos cupins subterrâneos, que são constituídos por colônias muito grandes, que em geral têm milhões de indivíduos, desenvolvem ataques silenciosos que demoram para ser identificados e causam grandes prejuízos. São muitos os danos causados pelos cupins na construção civil.

Estes cupins são espécies exóticas, ou seja, eles foram importados de outras regiões. Esses cupins são originários da Ásia e a espécie que predomina entre eles é o Coptotermis gestroi. Foram identificados no Brasil primeiramente nas regiões portuárias do Rio de Janeiro e de Santos, nas décadas de 1920 e 1930, o que nos indica é que eles chegaram em navios e espalharam-se por todas as regiões do Brasil.

A grande expansão desses térmitas deve-se principalmente aos desequilíbrios causados pelas intervenções humanas.

Em um ambiente equilibrado sempre temos várias espécies que formam os diferentes elos das cadeias alimentares e um equilíbrio harmonioso e que dificulta a entrada de qualquer espécie invasora.

Já, a situação que encontramos nas grandes cidades é muito diferente, pois grande parte dos predadores é eliminada e ocorrem grandes intervenções no solo, muitas vezes com a remoção de grande parte dele com a impermeabilização generalizada do solo, seja nas áreas públicas ou particulares.

Tudo isso causa um desequilíbrio profundo entre as espécies que viviam nestes espaços e faz com que se abram as portas para espécies invasoras, como é o caso dos cupins subterrâneos, que nestas condições encontram um espaço muito adequado para uma expansão explosiva.

Os cupins subterrâneos formam seus ninhos principalmente sob o solo, mas também podem instalar-se em estruturas de uma edificação, como caixões perdidos, forros rebaixados, shafts, porões, etc.

Estes cupins se alimentam basicamente de celulose, que encontram em madeiras, papel, papelão e tecidos de origem vegetal, porém, eles danificam uma grande diversidade de materiais, o que inclui plásticos, betume, redes elétricas, etc.

Muitas pessoas acreditam que apenas imóveis antigos são atacados por cupins, porém isso não é verdade, muitos imóveis que acabaram de ser construídos sofrem ataques devastadores, resultando em grandes prejuízos. Estes são alguns dos danos causados pelos cupins na construção civil.

Alguns cuidados são muito importantes em novas construções, para evitarmos surpresas desagradáveis e danos pelos cupins na construção civil. Portanto, nós devemos ter muito cuidado com os materiais usados nos aterros para não trazermos colônias de cupins para as nossas novas edificações. Este seria mais um dano causado pelos cupins na construção civil.

Outro grave problema é enterrarmos restos de madeiras da obra, fornecendo-lhes assim alimentação farta e mais problemas de cupins na construção civil.

Cupins na Construção Civil – Controle de Cupins

É muito importante contarmos com uma empresa especializada no controle de cupins, que faça barreiras químicas no solo, proteja os baldrames, trate as estruturas de madeira, proteja os espaços ocos, ou seja, que tenha um profundo conhecimento da biologia e hábitos dos térmitas e faça um tratamento acompanhando as diferentes etapas de uma obra. Além de ajudar na eliminação dos possíveis danos causados pelos cupins na construção civil.

Uma outra possibilidade que existe neste tipo de tratamento é a construção de uma rede de tubos perfurados, que fica enterrada sob o piso em todo o perímetro edificado e nos permite fazer periodicamente novas injeções de solução cupinicida, reforçando assim as barreiras químicas.

Para qualquer desses casos é sempre muito importante que se façam acompanhamentos periódicos e novas intervenções nos momentos apropriados a fim de se evitar os danos que podem ser causados pelos cupins subterrâneos na construção civil.

Continue lendo os artigos do nosso blog para saber mais a respeito dos problemas causados pelos cupins e qual a melhor forma de se fazer o controle de cupins.