BLOG

POR Ecofocus

É hora de fazer dedetização: aumento de temperatura e proliferação de insetos e pragas

Uma grande parcela dos insetos tem seus ciclos biológicos extremamente influenciados por fatores climáticos, especialmente temperatura e umidade.

Normalmente seus processos metabólicos e sua atividade biológica são extremamente aumentados, com a elevação de temperatura e umidade, que ocorre normalmente nos períodos de primavera e verão.

Você deve perceber isso na sua casa ou no seu trabalho, não é verdade?

Sim. Um exemplo claro disso são as baratas de esgoto – Periplaneta americana, que nos períodos mais quentes do ano tem a sua frequência de aparições extremamente aumentada, chegando até mesmo a entrar voando pelas janelas das residências.

Você sabia que nessa época, a duração de seu ciclo vital chega a ser reduzida pela metade? Isso em função de tudo acontecer de forma mais acelerada.

Mas algo que chama bastante a atenção nesta época quente é que as alterações não acontecem apenas com as baratas. É nas noites quentes, que normalmente vemos os siriris ou aleluias, como também pequenas borboletas e mariposas voando em torno das lâmpadas.

Além do mais, o aparecimento de moscas, mosquitos, formigas é muito mais frequente e em maior quantidade que em outras épocas do ano.

Por isso, esta época é bastante comum que as empresas, residências, fábricas, comércios e restaurantes optem pelo serviço de dedetização. Uma dedetizadora idônea fará de forma bastante eficaz de fazer o controle adequado de pragas urbanas.

Para isso é preciso contratar uma dedetizadora que conheça os melhores métodos e que faça um trabalho que proteja as crianças e os animais domésticos e utilize a quantidade certa de produtos químicos sem que afete a saúde dos moradores ou funcionários.

Você também já deve ter notado um outro problema bastante sério que ocorre nos períodos mais quentes: o aumento das chuvas e ocorrência de temporais e ventos fortes.

Este fenômeno ocorre especialmente nas grandes cidades e provocam sérias consequências, como o aumento do número de casos de leptospirose (transmitida pelos roedores), queda de um grande número de árvores, normalmente infestadas por cupins e grande proliferação de mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, que até alguns anos atrás era responsável apenas pela transmissão da dengue, aqui no Brasil.

Hoje em dia temos também a transmissão da febre chicungunia e do zika vírus, que atualmente é o maior suspeito de estar provocando uma grande quantidade de casos de microcefalia em estados do Nordeste.

Esta época é bastante propícia para a realização de dedetização. Esta é a forma de se fazer o controle adequado de pragas, para que elas não incomodem as pessoas e transmitam doenças. Ou seja, é preciso contratar uma boa dedetizadora.

Nos períodos mais quentes ocorre também uma proliferação muito mais intensa de microorganismos, como vírus, bactérias e fungos, que frequentemente estão aderidos ao corpo de insetos, que funcionam como vetores mecânicos, transmitindo-os ao homem e provocando uma grande quantidade de doenças como hepatite, diarreias etc.

Tudo que falamos até aqui, está relacionado aos ciclos que normalmente ocorrem em nosso planeta, ou seja, as quatro estações do ano, com os aumentos e diminuições de temperatura e umidade e a forma com isso interfere nos ciclos de vida dos insetos e suas relações com as pragas.

Hoje, temos um complicador muito sério que é o aumento exagerado nas emissões de carbono e gases relacionados ao efeito estufa, que vem provocando elevação das temperaturas do planeta, derretimento das calotas polares, fenômenos com el niño, cada vez mais intensos.

Esse tipo de alterações, além dessas interferências climáticas, acaba provocando desequilíbrios extremamente sérios e com consequências imprevisíveis, que sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que uma das áreas mais afetadas será a saúde.

É importante entendermos o que ocorre com a natureza e sabermos respeitá-la. Mas é muito importante também tomarmos conta de nossos lares, empresas e de quem amamos, inclusive crianças e animais domésticos.

Uma forma de se proteger das doenças que estes insetos podem transmitir é fazendo uma dedetização adequada e procurar por uma dedetizadora idônea, que possui profissionais qualificados para fazer o serviço de forma sustentável e dentro da lei.

A Ecofocus Controle de Pragas é uma dedetizadora em Osasco que possui profissionais treinados e qualificados para o controle de todas as pragas urbanas. Entre em contato pelo telefone: (11) 4620-3020.