BLOG

POR Ecofocus

Manejo de pombos em empresas

Os pombos são bem vistos principalmente por idosos que costumam alimentá-los com pipoca pelas crianças que gostam de sair correndo atrás deles e espantá-los. Além do mais, os pombos representam simbolicamente a paz. Mas infelizmente os pombos não são tão inofensivos assim. Eles são considerados pragas urbanas justamente por transmitirem doenças a nós, humanos, por onde quer que eles passem. Por isso é preciso fazer o manejo de pombos em empresas.

Os pombos podem contaminar alimentos em empresas, como armazéns, supermercados, lanchonetes ou depósitos. Por andarem muito pelas ruas sujas, os pombos podem transmitir doenças aos seres humanos ao transportarem microrganismos em seu corpo.

E, além disso, os pombos causam enormes prejuízos para a cidade porque em seus ninhos acumulam dejetos, alimentos que acabam por deteriorar-se, grande quantidade de gravetos, pombos mortos, penas; tudo isso acaba por atrair moscas baratas e ratos, além dos piolhos, que normalmente já parasitam os pombos; esses materiais acabam entupindo bueiros e calhas. Nas praças, os pombos sujam os bancos, monumentos e outras estruturas com suas fezes, que além da sujeira, acaba provocando corrosão em muitos materiais e muitas vezes degradando o nosso patrimônio histórico.

As doenças que os pombos podem transmitir aos seres humanos são dermatites, alergias, salmonelose, histoplasmose, ornitose e criptococose. Essas doenças são transmitidas muitas vezes por fungos aparecem nas fezes, que depois de secas tornam-se ainda mais perigosas, porque podem pulverizar-se e ser carregadas por correntes de ar, que com muita facilidade contaminam água e alimentos. Por esse motivo é preciso fazer o manejo de pombos em empresas.

Curiosidades sobre os pombos

Os pombos são aves encontradas no mundo inteiro. Eles chegaram em nosso país por meio de imigrantes europeus por volta do século XVI. Os pombos podem viver até 30 anos na natureza, mas nas grandes cidades, eles vivem somente por no máximo 5 anos devido às doenças, predadores, alimentos deteriorados e a outros fatores que acabam causando desequilíbrio populacional de sua espécie. Os pombos que formam casais ficam juntos até morrerem e podem ter 6 ninhadas por ano. Cada ninhada pode ter 2 filhotes no máximo. Nas cidades, estas aves costumam procurar abrigo em locais altos, como telhados e de lá enxergam locais onde possam se alimentar.

Manejo de pombos em empresas

Fazer o manejo de pombos significa que os pombos não serão mortos, e sim, levados para outro local onde não causem prejuízo à população, ou simplesmente impedidos de abrigar-se e permanecer em locais que possam causar grandes danos.

É possível fazer o manejo de pombos em empresas expulsando-os daquele local e também com práticas preventivas. As práticas preventivas do manejo dos pombos se resumem em:

– Esclarecimentos à população para que não alimentem nem forneçam abrigos a estes animais. Pois assim, eles se proliferam cada vez mais;

– Controle populacional, através de métodos contraceptivos aplicados a população de pombos de um determinado local;

– As empresas e estabelecimentos alimentícios devem proteger os alimentos dos pombos para proteger a saúde e evitar estragos, o que normalmente fazem impedindo a sua aproximação e eliminando possíveis abrigos;

– Aplicação de produtos químicos que são aprovados por lei para repelir os pombos do local por um determinado período;

– Antes de remover as fezes de pombos é importante umedecê-las e utilizar máscaras de proteção e os EPIs necessários para evitar possíveis contaminações;

– Manter a limpeza do local.

A Ecofocus Controle de Pragas Urbanas é uma empresa idônea e que faz o serviço de controle de pragas urbanas em indústrias, condomínios, residências, empresas em geral, estabelecimentos alimentícios e edifícios comerciais.

Continue lendo nossos artigos a respeito de controle de pragas urbanas aqui no nosso blog.