BLOG

POR Ecofocus

Revoada de cupins: Época para se fazer a descupinização

Você sabia que os cupins são considerados insetos sociais?

Isso mesmo! As diferentes espécies de cupins vivem em colônias e são consideradas insetos sociais, ou seja, tem castas distintas, com diferentes funções na colônia:

– Tem rei e rainha, que são responsáveis pela reprodução;
– Soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia, contra qualquer tipo de agressão externa;
– De outro lado tem os operários, que são responsáveis pelas diferentes funções de trabalho da colônia, desde construção das estruturas do ninho, limpeza, cuidados com os ovos e as formas jovens, até a busca de alimentos e alimentação de todos os indivíduos que compõem a colônia.

Em determinada época do ano (geralmente primavera ou verão) as diferentes espécies de cupins produzem seus reprodutores jovens, que são chamados de siriris ou aleluias, são indivíduos alados, que revoam e tem por objetivo acasalar e constituir novas colônias.

Esta é uma boa época para se fazer a descupinização. A descupinização é feita por uma descupinizadora responsável e que é especializada no controle de cupins. A EcoFocus Controle de Pragas é uma descupinizadora que possui profissionais treinados e capacitados para fazer uma avaliação da área afetada por cupins e sugerir a melhor forma de descupinização.

Conforme dito acima, esta é uma época propícia para se fazer a descupinização, pois as revoadas de cupins geralmente ocorrem em finais de tardes quentes e úmidas, mas podem prolongar-se também pela noite ou mesmo acontecer em outros horários.

Entre os seres vivos, sejam vegetais ou animais, todos devem produzir descendentes, para perpetuação das espécies. Quanto menos eficiente é o processo reprodutivo de determinada espécie, maior é o esforço para produção de descendentes.
No mundo vegetal, por exemplo, uma árvore produz milhares ou milhões de sementes, para que apenas algumas poucas consigam dar continuidade a espécie, já os mamíferos são bastante eficientes, produzindo poucos descentes e conseguindo fazer com que a maioria destes sobreviva.

No meio dos cupins, a eficiência reprodutiva é pequena, ou seja, para alguns milhares de cupins que revoam, temos apenas algumas novas colônias.

Essas revoadas algumas vezes assustam por serem muito numerosas, causar incômodos e oferecer um sério risco de formação de novas colônias nos locais onde ocorrem.

Os cupins de madeira seca têm como locais preferenciais para formação de suas colônias móveis ou estruturas de madeira de uma edificação.

Já, os cupins subterrâneos preferem o solo, que pode ser até mesmo de uma floreira ou vaso, mas podem encontrar locais muito adequados em estruturas ocas de edificações.

Não é nada confortável termos ninhos de cupins sob uma árvore de nosso jardim, ou mesmo em peças de nosso mobiliário ou estruturas de nossa residência ou empresa.

Por este motivo nós temos que nos prevenir e fazer a descupinização correta com uma empresa especialista que irá fazer o devido controle.

Cada vez é mais frequente a queda de árvores em nossa cidade, sendo que uma grande parte delas foi provocada ou agravada por infestações de cupins, assim como também ocorre em edificações a queda de estruturas como estuques, forros ou outras.

Temos que nos prevenir e tomar uma série de cuidados para não sermos atingidos por esse tipo de praga.

Um ponto importante é que as revoadas muitas vezes nos ajudam indicando a presença de uma colônia em determinada estrutura de madeira ou sob determinada árvore, fornecendo assim os parâmetros adequados para nortear nossas ações e obtendo assim os melhores resultados.

Uma medida importante que pode ser adotada quando pensamos nas revoadas pode ser a criação de barreiras físicas em janelas, como telas por exemplo.

Podemos também fazer aplicações de inseticidas preventivamente, protegendo determinadas estruturas.

Mas sem nenhuma dúvida, a melhor das alternativas é pedir a um técnico competente fazer uma boa avaliação dos riscos e um plano de controle para realizar o serviço de descupinização.

Esse tipo de medida é de grande valia quando suspeitamos ou identificamos algum tipo de infestação, porque assim podemos ter uma avaliação completa de danos e riscos e um planejamento bastante adequado para solução dos problemas e prevenção de riscos futuros.

Esse tipo de avaliação técnica e planejamento das ações também é muito importante quando vamos construir uma nova edificação, pois ai podemos iniciar nosso trabalhos com muito mais segurança em relação a esta terrível praga.

É importante contar com o serviço de descupinização. A Ecofocus Controle de Pragas é uma descupinizadora em Osasco que atua na Grande São Paulo, atendendo regiões como Zona Oeste de São Paulo, Embu das Artes, Jandira, Cotia, Alphaville, Granja Vianna, Taboão da Serra, Barueri e região.

Ligue e peça uma avaliação de descupinização em sua empresa, comércio, restaurante, condomínio ou residência. O telefone é (11) 4620-3020.