As brocas, são a fase larval da vida de alguns Coleópteros (besouros) que são insetos com ciclo de vida completo, ou seja, ovo larva pupa e adulto.

Existem brocas que atacam árvores vivas, outras atacam árvores recém-abatidas, algumas atacam madeiras durante a secagem e outras atacam as madeiras já secas, e outros materiais celulósicos como papel e livros.

As brocas que atacam as madeiras secas, como peças de mobiliários ou outras estruturas nas edificações geralmente são das famílias anobidae e lictidae.

Esses coleópteros depositam seus ovos normalmente em superfícies, orifícios ou fendas de madeira, de onde eclodem larvas que perfuram a estrutura formando galerias, que tem normalmente sua abertura vedada por suas fezes compactadas.

A fase larval, que ocorre integralmente dentro das estruturas de madeira é a fase mais longa na vida destes insetos que se alimentam fundamentalmente de amido extraído da madeira.

Ao final da fase larval transformam-se em pupas, ainda dentro das galerias. Quando as pupas transformam-se um adulto é que saem da madeira, neste momento é que iremos observar os orifícios, identificando o ataque.

Os resíduos que saem das galerias popularmente são chamados de serragem e tem coloração e aspecto variado, pode ser desde um pó fino como talco, até grumos de partículas, podendo ter coloração variada.

O ciclo de vida completo desses coleópteros pode ser de mais de um ano, sendo que a fase larval é a mais longa de todas e a fase adulta e extremamente curta, é onde ocorre a reprodução com a deposição de ovos e início de um novo ciclo.

Em livros normalmente identificamos um ataque de brocas, pelas galerias formadas e pelo pó resultante de sua atividade; as galerias podem ser observadas ao longo das páginas, nas lombadas e em alguns casos perfurando a capa e passando para outros volumes.

A identificação dos ataques por brocas, normalmente é feita pelas características das perfurações e dos resíduos produzidos, em alguns casos são encontradas as formas larvais e até mesmo os adultos.

Descupinização:

O tratamento das peças ou estruturas infectadas tem características bastante particulares e deve ser feita por profissional especializado.

Entre em contato aqui.