Tipos de Pragas

Formigas

As formigas são insetos sociais, com castas distintas e divisão de trabalho bem estabelecida dentro da colônia. Elas vivem em quase todos os ambientes de nosso planeta, excluindo-se grandes altitudes, polos e regiões extremamente frias.

Estima-se que existam 15000 espécies de formigas no mundo, aproximadamente 10.000 descritas no mundo e 2.000 descritas no Brasil.

As formigas têm uma alimentação variada e são importantíssimas para a vida em nosso planeta, uma vez que participam da aeração dos solos, ciclagem de nutrientes, polinização e dispersão de sementes e em algumas situações ainda atuam como predadoras de algumas pragas.

Possuem uma organização social bastante desenvolvida, que é importantíssima para sua sobrevivência, uma vez que existe especialização para as diferentes funções: reprodução, defesa da colônia, cuidados com a prole, alimentação, etc.

Uma colônia é constituída basicamente por fêmeas, as reprodutoras, que desempenham a função de rainhas e as estéreis, que são as operárias e desempenham diferentes tipos de função. Os machos são produzidos apenas em um período do ano e tem como função a fecundação das rainhas.

As formigas comunicam-se através de substâncias químicas, chamadas feromônios, que são utilizadas, por exemplo, para formar trilhas, que indicam os locais onde existem alimentos. Essas substâncias químicas são utilizadas também para indicar agressões à colônia, para confundir inimigos, etc.

Entre as espécies conhecidas, algumas se destacam por suas peculiaridades ou por aspectos curiosos:

  •  Formigas Tecelãs

Constroem seus ninhos utilizando partes dos vegetais, que tecem juntamente com seda que produzem.

  • Formigas de Correição

Formam colônias extremamente grandes e vivem migrando, uma vez que são nômades e formam ninhos apenas temporários.

  • Formigas Pote de Mel

Elas utilizam o próprio corpo para armazenar alimentos.

  • Formigas Cortadeiras

Elas cortam partes dos vegetais, especialmente folhas e carregam para seus ninhos, servindo para o cultivo de fungos, que lhes servem como alimento.

  • Formigas Domésticas

Estas são algumas espécies que se adaptaram em viver nas edificações construídas pelo homem, sendo que algumas espécies constituem colônias muito pequenas (algumas dezenas de indivíduos).

Nesta espécie podem ter várias rainhas na mesma colônia, formando seus ninhos algumas vezes em espaços minúsculos. Grande parte das vezes, elas multiplicam o número de colônias através de partição das já existentes e tem grande importância pelos prejuízos e incômodos que nos causam.

Controle de Insetos – Prejuízos que as formigas causam

Esses insetos são considerados pragas em função dos prejuízos e incômodos que nos causam.

Podemos destacar danos e perdas causados aos alimentos, danos causados a equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

As formigas possuem também grande importância em relação à saúde humana, uma vez que substâncias eliminadas em suas picadas (especialmente o ácido fórmico) podem desencadear reações alérgicas.

Estes insetos ainda podem atuar como vetores mecânicos, transportando microrganismos patogênicos em locais como hospitais, funcionando como agentes de infecções hospitalares.

Isso é muito preocupante quando consideramos que é muito comum encontrarmos várias colônias povoando as edificações de forma geral.

Controle das Formigas

O controle de formigas pode ser feito em vários níveis:

  • Devido a sua grande versatilidade e capacidade de abrigar-se em espaços minúsculos, é uma providência muito adequada a vedação de frestas entre azulejos, em molduras, guarnições, junção de armários, peças do mobiliário, etc.
  • Utilização de produtos que lhes são aversivos, como detergentes, vinagre e alguns produtos de limpeza;
  • Utilização de algumas substâncias aromáticas, como o cravo;
  • Contratação de empresa especializada em controle de formigas.