Pulgas

As pulgas são insetos da ordem Siphonaptera, que apesar de não possuírem asas, conseguem saltar até 300 vezes a sua altura.

Elas são consideradas as campeões de saltos, entre todos os animais. Elas são insetos com ciclo de vida completo, ou seja, ovo, larva, pupa e adulto.

O ciclo de vida da pulga se completa em aproximadamente 30 dias, tendo variações dependendo de temperatura e umidade.

Existem aproximadamente 3.000 espécies de pulgas no mundo, sendo que encontramos 59 delas no Brasil e 36 no estado de São Paulo.

As pulgas são consideradas ectoparasitas, ou seja, parasitam a parte externa do corpo de seu hospedeiro.

Na fase adulta, as pulgas se alimentam de sangue e iniciam a postura dos ovos aproximadamente 48hs após sugar o sangue.

Além disso, elas produzem 20 a 22 ovos por dia, podendo produzir 1.000 ovos durante toda a vida. Esses ovos normalmente são depositados no próprio hospedeiro, em seu ninho ou no piso.

Após alguns dias da postura, esses ovos já eclodem e deles saem larvas vermiformes, que não possuem pernas, são cegas e evitam a luz, escondendo-se em frestas, estofados, tapetes etc.

Dentro de uma semana, essas larvas já constroem seus casulos e passam para o estágio de pupa que normalmente dura de 5 a 14 dias.

Os estímulos para o abandono do casulo podem ser vibração, presença de dióxido de carbono e calor. Estes são sinais que normalmente indicam a presença de um hospedeiro. Então, a pulga abandona o casulo e inicia sua fase parasitaria.

Existem 18 famílias de pulgas, que em sua maioria preferem parasitar os mamíferos, (94%) mas também podem parasitar aves e até mesmo outros insetos. Os mamíferos mais parasitados pelas pulgas são os roedores (74%).

As fêmeas adultas não produzem ovos se não sugarem sangue, porém conseguem sobreviver longos períodos (até 1 ano) sem se alimentar.

Algumas espécies de pulgas são parasitas de um único hospedeiro. Porém, a maioria pode sugar vários hospedeiros, embora geralmente tenha um hospedeiro preferencial.

As pulgas são vetores biológicos de bactérias, protozoários e vermes. Elas adquiriram grande importância por serem vetores na transmissão da “Grande Peste Negra”, que devastou 1/3 da população da Europa (25 milhões de pessoas) nos séculos XIV e XV.

Porém, as pulgas atuam também como vetores de uma série de outras enfermidades transmitidas ao homem e a outros animais também.

Empresa de controle de pulgas

A EcoFocus é uma empresa que trabalha no controle de insetos e pragas. Com isso, atuamos no controle de pulgas.

Conte um um serviço eficaz e de qualidade no controle de pulgas.

Entre em contato aqui.