Traças

As traças são uma importante praga urbana, que reúne insetos de diferentes ordens.

As traças de livros pertencem à ordem Thysanura. Já, as traças de roupas e as traças produtos armazenados pertencem à ordem lepidóptera (borboletas e mariposas). Existem também traças que atacam frutas, cultivos agrícolas e até cera das abelhas.

A ordem de traça Thysanura está dividida em 370 espécies. Estas traças não possuem asas e possuem o corpo alongado, tendo 2 ou 3 filamentos caudais.

As traças são onívoras e alimentam-se de uma diversidade de alimentos que abrange desde farinhas até papel e tecidos.

Elas possuem hábitos noturnos e gostam de ambientes escuros e úmidos.

Algumas dessas traças têm preferência por alimentos amiláceos, alimentando-se de livros, suas lombadas, etiquetas, além de tecidos e roupas.

Em ambientes como livrarias, bibliotecas, tecelagens e lojas de tecidos, as traças devem ser monitoradas com extremo cuidado, pois podem provocar grandes prejuízos.

As traças Thysanura passam pelas fases de ovo que dão origem às formas jovens, muito semelhantes aos adultos. Em seguida, passam pela pupa e seguem para a fase adulta, que difere basicamente pelo tamanho e maturidade sexual. Uma traça pode viver 4 anos.

Dentro da ordem Lepidóptera, nós temos as traças de roupa que têm as fases de vida bem definidas. Ou seja, do ovo eclodem larvas que posteriormente passam para fase de pupa e, em seguida, passam pela fase adulta, transformando-se em pequenas mariposas, que em algumas espécies tecem um casulo fusiforme que lhe servirá como proteção.

Estas traças alimentam-se com voracidade de uma grande diversidade de tecidos.

Também entre os Lepidópteros temos as traças de produtos armazenados, que abrange uma grande quantidade de alimentos, desde cereais, leguminosas, oleaginosas, frutas secas, biscoitos, etc.

Além de consumir parte dos alimentos onde são encontradas, acabam danificando e contaminando-os com partes de seus corpos, asas, fezes, fios de seda semelhantes a teias, ou seja, provocam grandes prejuízos aos produtos estocados.