POR Ecofocus
Como fazer o controle de baratas em restaurantes
É importante saber, antes de qualquer coisa, que o controle de baratas em restaurantes, padarias, supermercados e demais estabelecimentos alimentícios é obrigatório por lei. A contaminação de alimentos é algo muito sério e a presença de pragas nesses locais torna-se algo bastante arriscado.
Muitas pessoas atualmente são internadas por problemas decorrentes a essas pragas em estabelecimentos alimentícios. Segundo pesquisas realizadas, no Brasil 5% das pessoas que são internadas no SUS (Sistema Único de Saúde) tiveram infecções intestinais provenientes de doenças provocadas por pragas nas grandes cidades.
Uma das doenças mais perigosas que é transmitida pelas baratas é a Hepatite A. Esta doença ocorre pela ingestão de água ou de comida infectada por esse inseto. Os sintomas mais comuns desta doença transmitida pela barata são dores abdominais, náusea e até mesmo a febre tifóide.
Além dessa doença, as baratas podem transmitir conjuntivite, pneumonia, infecção urinária e até mesmo a tuberculose.
Controle de baratas em restaurantes
Um restaurante ou padaria que possui encanamento antigo, com ralos e caixas de passagem não adequados tem mais chances de ter infestação de baratas. Para isso é fundamental o controle de baratas em restaurantes.
É fundamental que um restaurante tenha procedimentos bastante rigorosos com relação a recepção de produtos e mercadorias, impedindo a entrada desses insetos vindo de fornecedores.
Também é muito importante que a estrutura física não ofereça espaços para abrigo desses insetos e que tudo esteja sempre muito bem limpo
Uma reclamação de um cliente pode causar danos gravíssimos ao estabelecimento alimentício. As pessoas, de maneira geral, associam a presença de baratas em um restaurante à falta de higienização do mesmo.
Um estabelecimento que não investe no controle de baratas em restaurantes acaba gastando mais com uma reclamação de um cliente do que com a própria prevenção de controle de baratas e demais pragas urbanas e pode até mesmo chegar a interdição.
Como funciona o controle de baratas em restaurantes e estabelecimentos alimentícios?
O controle de baratas em restaurantes precisa ser realizado por uma empresa de controle de pragas idônea. Essa empresa fará, em primeiro lugar, uma análise geral do local. Nesta avaliação a empresa de controle de pragas fará uma inspeção da higiene do local, da armazenagem de alimentos e até mesmo da entrada de alimentos provenientes de fornecedores.
Esta empresa de controle de pragas deverá fornecer um relatório detalhado com todas as medidas e cuidados que devem ser adotados e propor um programa adequado de controle e monitoramento das pragas. Muitas vezes o local pode-se apresentar limpo, mas a infestação de baratas se dá principalmente nas caixas de papelão e embalagens plásticas que envolvem alimentos.
Outras vezes as baratas aparecem no restaurante nos locais de armazenamento de alimentos, quando o mesmo não é devidamente armazenado seguindo as regras da legislação ou até mesmo porque funcionários deixam pacotes de bolacha, por exemplo, abertos em armários.
Como fazer o controle de baratas em restaurantes adequado?
Em primeiro lugar é preciso contratar uma empresa de controle de pragas. Serão identificados quais locais são os acessos que dão vazão à entrada das baratas e onde elas se abrigam e se alimentam.
Ao ser diagnosticado o(s) ponto(s) de entrada das baratas é preciso fazer uma vedação ou outras adequações para dificultar novas entradas. Cada caso é um caso e será avaliado individualmente e as medidas a serem tomadas também serão de acordo com a análise do que for avaliado no local. Com isso serão tomadas medidas específicas para o controle de baratas em restaurantes.
Muitas vezes, o controle de baratas em restaurantes não é feito com inseticidas e, sim, por meio de iscas e gel, que não comprometem a saúde dos funcionários e clientes e nem os alimentos.
Medidas preventivas para o controle de baratas em restaurantes
A empresa de controle de pragas também auxiliará nas medidas preventivas para manter o ambiente em ordem. Esta parte é muito mais importante que a utilização de produtos químicos.
Essa medida preventiva auxiliará o restaurante e estabelecimentos alimentícios a evitar que novas infestações de baratas e demais pragas apareçam no local.
Pode-se prevenir a entrada de baratas no restaurante com:
– fechamento devido de ralos;
– vedação correta de janelas e portas;
– evitar frestas nas paredes junto a guarnições, espelhos da rede elétrica;
– utilizar peças de mobiliário feitas com materiais adequados e sem frestas;
– entre outras medidas.
Para isso, não deixe de fazer o controle de baratas em restaurantes e demais pragas contínuo, de acordo com a legislação. Sempre com uma empresa de controle de pragas idônea.
Não deixe de ler nossos artigos para saber mais a respeito deste assunto e outros.